Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Com arte antiga e nova, Istambul é uma das capitais europeias da cultura em 2010

DW WORLD - Mundo | 11.01.2010.


O patrimônio histórico e a produção artística contemporânea de Istambul justificam sua nomeação como capital europeia da cultura de 2010, embora a situação das minorias pudesse ser melhor.

 .

"Istambul, a cidade mais inspiradora do mundo", promete a propaganda turca sobre uma das três capitais europeias da cultura, ao lado da região do Ruhr, na Alemanha, e da cidade húngara de Pécs.
.
Ponte do Bósforo 
.
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Ponte do Bósforo
.
Atração é o que não falta na metrópole turca de 15 milhões de habitantes situada no Estreito de Bósforo. Em primeiro lugar vêm, naturalmente, as construções históricas: a antiga catedral bizantina Hagia Sophia; a chamada Mesquita Azul, cujo nome oficial é Mesquita Sultão Ahmed; o Palácio Topkapi e a Torre de Gálata, construída pelos genoveses.
.
Mas também o grande terreiro de obras à margem sul da península no centro histórico é uma atração. Ali em Yenikapi se encontra o centro de um ambicioso projeto de transportes, cujo cerne será um túnel ferroviário de 1,4 km de extensão e à prova de terremotos, que atravessará o Bósforo a uma profundidade de 56 metros. A linha deverá garantir o transporte de 150 mil passageiros por hora, aliviando assim os graves problemas de tráfego da metrópole.
.
Onde se cava se acha história
.

Quando se iniciaram as obras, já vieram à tona restos do antigo porto de Bizâncio, obrigando os operários a dar lugar aos arqueólogos.
.
Hagia Sophia 
.
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Hagia Sophia
.
Segundo Ralf Beck, arqueólogo alemão da Universidade de Tübingen envolvido nas escavações em Yenikapi, o porto remonta ao final do segundo milênio, ou seja, ao início da Idade do Ferro. O achado indica que o território onde hoje se situa Istambul já era povoado desde o fim da Era Glacial, algo que naturalmente destaca a importância do lugar.
.
Ao norte do centro histórico, encontra-se o distrito de Beyoglu, ao qual também pertence o bairro de Cukurcuma. É aqui que o Nobel da Literatura Orhan Pamuk encarregou um escritório alemão de arquitetura de construir seu "Museu da Inocência". O nome provém de um romance do autor com esse mesmo título.
.
Bazar em IstambulBildunterschrift: Bazar em Istambul
.
O mestre-de-obras Cem Yücel explica que o andar térreo do edifício em construção reunirá objetos de exposição sobre as personagens do romance. Na parede oposta a essa ala, haverá uma instalação com até 5 mil bitucas de cigarro colecionadas por uma personagem do romance. "Essa é uma das partes mais interessantes e importantes do museu", diz Cem Yücel.
.
Minoria cristã ortodoxa perto da extinção
.

Embora Istambul seja considerada uma cidade cosmopolita, as minorias mal têm espaço. Há 50 anos, ainda viviam 120 mil gregos no Bósforo; hoje são apenas 3 mil. Para o patriarcado grego às margens do Corno de Ouro, sede do cristianismo ortodoxo, isso tem consequências decisivas.
.
Os cristãos ortodoxos se preocupam com seu futuro. Afinal, o patriarca e seus sucessores têm que ter nacionalidade turca. Segundo o porta-voz da Igreja Ortodoxa, atualmente só existem 14 ou 15 bispos turcos, incluindo os patriarcas, e muitos deles já têm idade avançada.
.
"Será muito, muito difícil mesmo encontrar algum jovem de nacionalidade turca que seja bispo e viva na Turquia", lamenta.
.
Natal ortodoxo em Istambul 
.

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Natal ortodoxo em Istambul
.
É por isso que os gregos esperam que seja reaberto o seminário de padres fechado em 1971, localizado em Heybeli, uma das ilhas do Mar de Mármara pertencentes a Istambul. Isso permitiria que teólogos cristãos ortodoxos pudessem reconquistar a chance de fazer sua formação na Turquia.
.
Isso também fortaleceria a minoria cristã no Bósforo e conferiria um tom mais internacional a essa capital europeia da cultura.
.
Autor: Ulrich Pick (sl)
Revisão: Rodrigo Rimon


.

Sem comentários: