Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 21 de novembro de 2009

Mário Barradas marcou o teatro na segunda metade do século XX


Óbito
por Lusa- in Diário de Notícias - 19 Novembro 2009


O encenador Mário Barradas, 78 anos, hoje falecido, "marcou o teatro de toda a segunda metade do século XX português", disse o director da Companhia de Teatro de Almada.
.
Joaquim Benite sublinhou "o papel importante que [Barradas] desempenhou na descentralização do teatro, tendo marcado a cena portuguesa pós 25 de Abril".
.
"Foi uma figura marcante do teatro português pós-25 de Abril de 1974", sublinhou.
.
"Empenhou-se muito na descentralização, à qual votou toda a sua vida, aliás esta opção fez-se notar quando assumiu funções como director-geral das Artes, cuja acção se sente hoje no tecido teatral português", disse à Lusa Benite.
.
"Ainda antes do 25 de Abril o seu papel foi fundamental na reforma do Conservatório, ele marcou o teatro de toda a segunda metade do século XX português", acrescentou.
.
Mário Barradas ia encenar "The rape of Lucrécia" de William Shakespeare cuja estreia em Portugal estava prevista para Fevereiro.
.
"Seria uma co-produção do Teatro de Almada, da Companhia de Teatro do Algarve e da Companhia de Braga, iremos reunir amanhã [sexta-feira] e decidiremos o que fazer", disse Benite.
.
Mário Barradas nasceu em Ponta Delgada em 1931. Em Janeiro de 1975 fundou o Centro Cultural de Évora, antecessor do Cendrev, e a Escola de Formação Teatral, onde era docente.
.
O encenador morreu hoje de manhã na sua residência em Lisboa.
.
O corpo irá estar em câmara ardente no Palácio Galveias, ao Campo Pequeno, estando o funeral marcado para sexta-feira, às 15:00, para o cemitério do Alto de S. João.
.






.
.

Sem comentários: