Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Budd Schulberg -(1914 - 2010)


Morreu argumentista de Há Lodo no Cais

TSF - 06 AGO 09 às 06:36

.

O argumentista de Há Lodo no Cais faleceu na quarta-feira à noite aos 95 anos. Budd Schulberg venceu o Óscar de Melhor Argumento, um dos oito atribuídos a esta pelicula considerada a melhor do ano e protagonizada por Marlon Brando.



 .
O argumentista responsável pelo filme Há Lodo no Cais faleceu, na quarta-feira à noite, em Nova Iorque, aos 95 anos, anunciou a sua mulher, em declarações ao New York Times.
.
Segundo Betsy Schulberg, Budd Schulberg foi transportado de emergência para o hospital, onde os médicos não conseguiram impedir a morte de Budd Schulberg.
.
O vencedor Óscar de Melhor Argumento com Há Lodo no Cais, considerado então o melhor filme do ano, nasceu em Nova Iorque em 1914 e começou a fazer sucesso nos anos 40 com livros como What Makes Sammy Run.
.
O homem que criou a personagem do estivador Terry Malloy, interpretada por Marlon Brando, nome grande mas polémico dos bastidores de Hollywood cresceu entre a elite do Meca do cinema.
.
Os cenários e estúdos da Paramount, da qual o seu pai chegou a ser chefe, e da MGM eram os locais onde costumava brincar, o que o levou a conhecer de perto "estrelas" como Gary Cooper e Cary Grant.
.
Serviu na Marinha na II Guerra Mundial onde trabalhou no departamento de documentário ao lado do realizador John Ford, tendo estado depois envolvido na recolha de provas para o Julgamentos de Nuremberga.
.
Membro do Partido Comunista entre 1936 e 1939, Schulberg denunciou 17 camaradas da Sétima Arte perante o Comité da Caça às Bruxas.
.
O argumentista nunca negou que a história de Há Lodo no Cais tivesse relacionada com as audiências da Caça às Bruxas, contudo, na sua autobiografia, sublinhou que o filme nunca significou um pedido de desculpas.
.
Este filme de 1954, sobre a corrupção no cais de Nova Jérsia, venceu oito estatuetas douradas, uma das quais ganha por Marlon Brando.
.
Em 2006, Schulberg disse que gostaria de ser recordado como alguém que usava as capacidades que tinha como escritor para dizer o que devia ser dito sobre a sociedade, mas sempre a pensar no entretenimento.

Sem comentários: