Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 11 de julho de 2009

Produção de conteúdos para a Wikipédia tem vindo a diminuir





DR

A Wikipédia está disponível em 260 idiomas e este ano alcançou o sétimo lugar entre as páginas mais visitadas


















Internet

.
A produção de conteúdos para a Wikipédia, a popular enciclopédia online que conta com a contribuição de editores voluntários, tem vindo a decrescer, de acordo com o estudo “Wikipedia: A quantitative analysis”, levado a cabo por investigadores espanhóis da Universidade Rei Juan Carlos, em Madrid (URJC).
.
O estudo destaca que, em 2007, pela primeira vez na história recente, o número de pessoas que abandonou o projecto e deixou de escrever (cerca de 20 mil pessoas por mês na versão da Wikipédia em língua inglesa) superou o número de pessoas que aderiu a ele (cerca de 15 mil por mês), relata o elmundo.es.
.
“O que é mais importante é que esta tendência vai continuar a piorar no futuro próximo, já que o número de abandonos tem tendência a crescer cada vez mais rapidamente”, prevê a tese de doutoramento do investigador Felipe Ortega, membro do grupo de investigação GSyC/Libresoft da URJC.
.
De acordo com o estudo, fica claro que os voluntários se cansam “relativamente depressa” do projecto, estimando-se que 50 por cento dos editores passa 150 dias contribuindo para a Wikipédia antes de a abandonar (excepção feita à versão alemã, com 201 dias de média, e à versão francesa, com 188 dias).
..
Outro fenómeno importante a ter em conta é a reduzida percentagem de artigos sujeitos a um exaustivo processo de revisão por parte da comunidade de voluntários e que obtêm uma alta percentagem de votos positivos por causa das inúmeras revisões. Estima-se que apenas um em cada 1100 artigos em versão inglesa sofram este escrutínio rigoroso, que demora uma média de três anos até alcançar um excelente nível de qualidade, indica o mesmo estudo.
.
Outra das conclusões a que chegou este estudo espanhol centra-se na desigualdade existente entre as contribuições dos voluntários que editam a enciclopédia online. Nas dez versões mais importantes deste projecto criado em 2001, aquilo que se concluiu é que é um pequeno grupo de voluntários (cerca de 10 por cento dos editores) que realiza a maioria das contribuições (mais de 90 por cento).
.
Para além disso, os editores que participam na elaboração destes artigos costumam ser membros com uma experiência alargada, estando no projecto há mais de um ano.
.
“Tendo em conta que se trata de um projecto sem fins lucrativos e que se baseia na contribuição de milhões de pessoas em todo o mundo, as conclusões deste trabalho são de grande relevância para se perceber como se organiza [a Wikipédia] e qual pode ser a evolução “, indica ainda Felipe Ortega.
.
“A menos que se encontrem novas estratégias para potenciar o ritmo de chegada de voluntários e para dilatar o seu tempo de vinculação ao projecto, vai tornar-se ainda mais inconstante a produção de artigos de qualidade”, adverte Ortega.
.
No total já se processaram mais de 300 milhões de actualizações realizadas sobre mais de 20 milhões de páginas wiki (tanto artigos enciclopédicos como páginas de outro tipo) por cerca de 2,5 milhões de utilizadores registados (os que abriram uma conta para poderem participar). O conjunto da informação analisada ocupa mais de 2,2 terabytes (um terabyte iguala 1024 gigabytes) apenas para a versão inglesa, ou seja, o equivalente a 494 DVD de informação.
.
A Wikipédia está disponível em 260 idiomas e este ano alcançou, segundo a empresa norte-americana Alexa, o sétimo lugar entre as páginas mais visitadas. “Mas, depois de alguns anos de crescimento cada vez mais rápido, e contrariamente à crença generalizada, poderá ter dificuldades em manter o ritmo que tem experimentado desde que foi criada”, assegura o autor do estudo.

.
.

Sem comentários: