Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Portugal próximo de clima extremo

Você está em: Homepage / Portugal / Notícia
Verões mais frescos e húmidos são cada vez mais frequentes, mas também as ondas de calor  Pedro Catarino
.

Meteorologia: Alterações climáticas vão transformar o País

.
* André Pereira
.
Portugal está numa fase de transição climática caracterizada por uma grande instabilidade meteorológica. Meses de Inverno quentes e secos são cada vez mais frequentes, tal como os Verões são mais frescos e húmidos. Os especialistas defendem que se está perante os primeiros efeitos das alterações climáticas que vão transformar o clima em Portugal, tornando-o mais extremo.
.

Habituados a um clima regular, sem grandes variações e com estações do ano bem demarcadas, os portugueses estão a ficar baralhados com fenómenos meteorológicos ‘estranhos’ para a época do ano.

.

"A orla mediterrânica é muito frágil. Estas latitudes são as primeiras a serem afectadas. Estas mudanças deverão, como tudo indica, estar associadas às alterações climáticas", explicou ao CM o meteorologista Costa Alves, para quem países como Portugal, Espanha, Itália ou Grécia estão "numa fase de transição que pode desembocar numa mudança climática".

.

Ondas de calor mais frequentes e mais intensas, com as naturais consequências para a saúde pública e florestas, a diminuição da quantidade registada de chuva e a menor disponibilidade de água serão as características do clima que nos espera dentro de 30 a 35 anos. "Será uma inevitabilidade se ultrapassarmos as 450 partes por milhão de gases com efeito de estufa na atmosfera. Actualmente temos 390 partes por milhão e emitimos duas partes por ano", sustentou Costa Alves, considerando natural que os portugueses achem que o País está a desenvolver um clima tropical. "É força de expressão. Temos Invernos quentes para a época, mas não são comparáveis com os do clima tropical".

.

SOL E BOM TEMPO REGRESSAM ATÉ AO FINAL DA SEMANA

.

Após a tempestade, vem sempre a bonança e é isso que vai acontecer em Portugal, de acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM) para os próximos dias. Depois das fortes chuvadas dos últimos dias, consequência de uma massa de ar quente marítima, o sol e o bom tempo estão de regresso.

.

Para hoje, o IM ainda prevê períodos de chuva fraca a Norte do Cabo Raso, na zona de Cascais, e uma ligeira subida das temperaturas máximas. Amanhã o céu deverá apresentar-se pouco nublado, mantendo-se os chuviscos a Norte do Cabo Carvoeiro (Peniche). Sol e um novo aumento das temperaturas máximas na quinta-feira abrem boas perspectivas para o fim-de-semana.

.

PORMENORES

.

ONDA DE CALOR

Uma onda de calor verifica-se num período de pelo menos seis dias consecutivos, nos quais se registam temperaturas máximas cinco graus acima do valor médio diário no período de referência.

.

CLIMA TROPICAL

É característico das regiões entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, com temperaturas mínimas mais altas e máximas mais baixas do que em Portugal.

.

MAIOR ONDA EM 2003

A onda de calor de maior duração em Portugal ocorreu em Julho/Agosto de 2003, que variou entre 16 e 17 dias nas regiões do Interior do País.

.

in Correio da Manhã - 01 Julho 2009 - 18h17

.

.


Sem comentários: