Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Imprensa envenenou e matou Michael Jackson, diz Gay Talese




O jornalista e escritor Gay Talese, convidado da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), afirmou que a imprensa foi a responsável pela morte do cantor Michael Jackson. "Acho que ele foi morto pela imprensa”, opinou Talese. “Para mim, há cinco anos, Michael Jackson começou a ser envenenado pela imprensa."

.

Para o jornalista — que é conhecido como o “pai” do New Journalism (novo jornalismo) —, a mídia cometeu abusos e noticiou como verdadeiras suposições sobre a vida do cantor. “Quero saber exatamente, em um texto compreensível, o que Michael Jackson fez. Simplesmente dizer que ele 'abusou' de alguém é pouco evidente. Lamento por Michael Jackson.”

.

Talese também reforçou sua opinião sobre o papel da mídia na morte do cantor. “A autópsia vai apontar ataque cardíaco ou qualquer outra versão oficial. Mas ele vinha morrendo aos poucos há cinco anos, graças à humilhação imposta pelo desserviço de alguns jornalistas — queles que noticiaram como verdadeiras as declarações de pessoas que teriam sido abusadas por Michael Jackson.”.

.

Ele também elogiou a decisão “provavelmente certa” do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. “Um diploma não torna você um jornalista”, afirmou Talese. “O que faz alguém um jornalista — e, mais do que isso, um profissional necessário — é ter posse de informações que vão influenciar as escolhas dos cidadãos de um país.”

.

Para Talese, as faculdades de jornalismo não são o melhor lugar para aprender jornalismo — mas boas instituições "ensinam princípios ignorados com frequência na profissão, como equidade, precisão e objetividade. E como pesquisar profundamente um assunto”.

.

O jornalista avalia que a crise na imprensa é causada pela falta de inovação. “Se o jornalismo deixa de lado a tarefa de fazer um trabalho realmente notável, então ele se torna dispensável. Neste momento, o jornalismo precisa definir o que fará para se diferenciar de qualquer um que tenha tecnologia à disposição”, avaliou.

.

Talese afirmou que, hoje em dia, os jornalistas só reproduzem as versões oficiais. “Não há mais excelentes repórteres, heróis como existiam nos anos 60 — pessoas que faziam, por exemplo, a cobertura da Guerra do Vietnã, e que colocavam em dúvida o que o governo dizia. Em 2002, 2003, já não havia mais ninguém assim. Ao cobrir o Afeganistão, o Iraque, os jornalistas não podiam mais ver por si só, eles só reproduziam o que lhes era dito pelos militares.”

.

Entre outros assuntos, Talese destacou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, seria um ótimo personagem para um perfil. “Ele é provavelmente o personagem mais interessante que eu já vi na minha vida. Ele é o homem mais interessante de todos porque sua vida é tão improvável, sua história e trajetória são tão inacreditáveis.”

.

Da Redação, com informações do Comunique-se

.

in Vermelho - 2 DE JULHO DE 2009 - 20h22

.

.

Sem comentários: