Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 6 de junho de 2009

João Abel Manta (10 ) - Azulejos em Coimbra (2/2)

15 Março 2008

Os painéis de João Abel Manta em Coimbra (continuação)

.
.
Clicar nas fotos para ver
.
Fotografar o painel de João Abel Manta que se encontra no jardim (???...) da Associação Académica de Coimbra, no seu conjunto, é uma tarefa difícil.
.
As luzes, as sombras, a desarrumação geral à sua frente, o "horizonte" deprimente, produzem um resultado sempre problemático.
.
Já tentei mais do que uma vez, mas terei de regressar ao local e tirar proveito de condições de luz natural um pouco mais propícias. Tratar do jardim e organizar a paisagem... está para além das minhas posses...
.
O que junto abaixo é apenas para dar uma ideia:

coimbra,joao abel manta,azulejos


.Ainda ontem um amigo meu referia as empolgantes recordações que tem deste espaço e das enormes e vividas assembleias de estudantes (cidadãos!...) que ali tiveram lugar em 1962.
.
Que é feito de toda essa gente?
.
No primeiro sector do lado esquerdo os labores do cinema, seguidos dos operadores da rádio:
.

joao abel manta, aac, coimbra
.
a seguir, o canto e os seus intérpretes:
.
joao abel manta, aac, coimbra



. depois, a leitura e as danças:
.
joao abel manta, aac, coimbra
.

meio escondido pela vegetação supérflua (como tantas vezes no domínio da "realidade cultural"), o teatro:
. .
.

painel azulejos joao abel manta, aac, coimbra

.
.
A obra no seu todo está referenciada, por exemplo, no catálogo que foi feito por ocasião da grande exposição da obra gráfica de João Abel Manta, em 1992, em Lisboa, no Museu Rafael Bordalo Pinheiro.
.
Na página 318 lá está: "...painel de azulejos decorativos para a "Associação Académica de Coimbra", e o tema designado para o mesmo é: "Actividades Culturais Estudantis".
.
A seguir, nas páginas 320 a 323 encontram-se reproduzidas as composições gráficas e as montagens quer deste painel do "jardim" quer daqueles que se encontram na parte exterior da mesma AAC, visíveis da Avenida Sá da Bandeira.

Logo que me for possível procurarei complementar e desenvolver o material aqui apresentado, acrescentando algumas considerações mais detalhadas.
.
in
.

passear Coimbra

15 Março 2008

.
.

Sem comentários: