Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Évora - Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME)





A 11ª edição da Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME) vai arrancar esta tarde, com a participação de 21 companhias, da Holanda, Alemanha, França, Espanha, Bélgica, República Checa, Inglaterra, Peru, Brasil, Hungria e Portugal, que vão apresentar 78 espectáculos.
.

Promovida pelo Centro Dramático de Évora (CENDREV), a BIME, que está a comemorar 22 anos de existência, conquistou «um relevo incontornável no panorama dos festivais internacionais em todo o mundo», sendo que «é um factor de animação e mobilização do público, mas também se assume como cartaz turístico da região alentejana».

.

O certame, que prolongar-se-á por seus dias, começa com uma animação de rua pelo grupo de Gigabombos do Imaginário, no Jardim das Canas, seguindo-se espectáculos de companhias holandesas e alemãs no Teatro Garcia de Resende, mas serão ainda visitados o Jardim Público, o Largo 1º de Maio, a Praça do Sertório, a Praça do Giraldo e o Largo Luís de Camões.

.
in Diário Digital - 2009.05.03

.

BONECOS DE SANTO ALEIXO


TÍTERES TRADICIONAIS DO ALENTEJO
.

Estes títeres tradicionais do Alentejo parecem ter tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome.
.
São títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros.
,

Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.
.

Conhecidos e apreciados em todo o país, com frequentes deslocações aos locais onde tradicionalmente se realizava o espectáculo, os Bonecos de Santo Aleixo participaram também em muitos certames internacionais fora do país (Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México e França) e são anfitriões da Bienal Internacional de Marionetas de Évora – BIME que se realiza desde 1987.
.


ACTORES-MANIPULADORES: Ana Meira | Gil Salgueiro Nave | Isabel Bilou | José Russo |Vitor Zambujo
.

.

Sem comentários: