Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Medo do exemplo: estátua de Che é retirada do Central Park


.

Assassinado há mais de 40 anos nas selvas bolivianas, com ajuda da CIA, o líder revolucionário Ernesto Che Guevara continua polemizando nos Estados Unidos. O medo de um exemplo de vida que se impõe é tanto que, por pedido de parlamentares republicanos, a prefeitura retirou uma estátua do argentino que figurava em uma das entradas do famoso Central Park, em Nova Iorque.

.

Por Fernando Borgonovi

.
.

Parlamentares republicanos enviaram carta à prefeitura da cidade pedindo a retirada alegando que ''o revolucionário foi reconhecido inimigo dos EUA e que acolheu as políticas repressivas da União Soviética''.

.

A escultura, que na realidade refletia uma ''estátua viva'', seria retirada de qualquer maneira, já que fazia parte de uma exposição temporária. Mas chama a atenção os queixumes dos republicanos, capazes de enxergar violência na solidariedade e no amor à liberdade, representados por Che, ao mesmo tempo em que apóiam vivamente a matança comandada pelos Estados Unidos no Iraque e no Afeganistão.

.

Uma estátua não é capaz de sair andando, mas o exemplo de vida de Che Guevara até hoje se impõe e faz tremer os donos do poder mundo afora.

.

- Assista aqui vídeo desta notícia.

.
União da Juventude Socialista (UJS)
.
.
in Vermelho -
28 DE MAIO DE 2009 - 19h32
.
Foto de autor não identificado
.

Sem comentários: