Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 31 de maio de 2009

Há 90 anos..morriam Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht


Há 90 anos...
Cravos vermelhos encobrem a lápide de Rosa Luxemburgo em Berlim

Alemanha | 11.01.2009

Berlim lembra 90 anos da morte de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht

Anualmente, milhares de pessoas peregrinam para o cemitério Friedrichsfelde, em Berlim, onde estão enterrados os revolucionários socialistas Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, brutalmente assassinados há 90 anos.

Todos os anos, no segundo domingo de janeiro, milhares de pessoas visitam o Memorial dos Socialistas, no cemitério berlinense de Friedrichsfelde. Ali estão enterrados os políticos social-democratas Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, cofundadores do Partido Comunista da Alemanha (KPD).

.

Neste domingo (11/01), milhares de pessoas voltaram a jogar cravos vermelhos nos túmulos dos dois socialistas, assassinados há 90 anos. À frente do cortejo estava o presidente do partido A Esquerda, Lother Bisky, como também o chefe da bancada parlamentar do partido, Gregor Gysi.

.

Egon Krenz, chefe de Estado da extinta Alemanha Oriental (RDA), também estava presente. Na época da RDA, a tradicional peregrinação era um evento. A liderança do partido A Esquerda, no entanto, afirmou que a lembrança anual da morte dos dois socialistas nada teria a ver com "nostalgia da RDA"

.

Análises do capitalismo "incrivelmente atuais"

.

Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo foram um casal

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo foram um casal

.

Em 15 de janeiro de 1919, Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht foram mortos brutalmente. Os assassinos foram soldados voluntários de tendência de direita, engajados pelo então governo social-democrata, que lhes dera carta branca. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, o medo de que uma guerra civil pudesse levar a Alemanha a se tornar uma república socialista nos moldes da Rússia comunista levou ao assassinato de Luxemburgo e Liebknecht, cujos enterros foram acompanhados por protestos em massa.

.

"Os mortos nos exortam", está escrito na coluna em pedra de quatro metros de altura, ponto central do Memorial dos Socialistas. Um mar de coroas e cravos vermelhos encobre o espaço circular onde estão as placas em memória dos socialistas mortos, entre eles Liebknecht e Luxemburgo.

.

Bisky e outros conhecidos políticos de esquerda reúnem-se anualmente diante dos revolucionários mortos. Apesar de realizadas há mais de 90 anos, as análises do capitalismo feitas por Luxemburgo e Liebknecht seriam "incrivelmente atuais", afirmou Bisky em alusão à crise financeira e suas consequências.

.

"Liberdade é sempre também a liberdade de quem discorda de nós"

.

'Os mortos nos exortam' está escrito no ponto central do Memorial

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: 'Os mortos nos exortam' está escrito no ponto central do Memorial

.

Na época da RDA, a participação na cerimônia era um exercício obrigatório. Após a queda do Muro de Berlim, em 1989, o evento continuou a acontecer, mas voluntariamente. Todos os anos, por diferentes motivos, milhares de pessoas atendem ao chamado do partido A Esquerda e de outros partidos. "Rosa Luxemburgo foi uma mulher excepcional, que não deve ser esquecida. Acho bom o fato de muitas pessoas irem à rua para lembrar-se dela", afirmou uma participante.

.

O presidente do partido A Esquerda se lembra, especialmente, da cerimônia realizada em 1988, quando ativistas de direitos civis da antiga RDA protestaram no evento em memória de Luxemburgo e Liebknecht. Na ocasião, o lema foi: "Liberdade é sempre também a liberdade de quem discorda de nós", uma famosa frase de Rosa Luxemburgo.

.

Flores aos revolucionários que não venceram

.

Duas décadas após a reunificação alemã, multidões ainda se reúnem em torno do Memorial dos Socialistas. "Acho que essa é a forma respeitável com a qual as pessoas de esquerda dizem: 'Nós lembramos nossos ícones, personalidades do movimento trabalhista. Mesmo que não nos exijam, mesmo que não sejamos obrigados. Honrar Karl e Rosa é uma necessidade'", afirmou Bisky.

.

Pouco antes de ser assassinada, após a repressão da Revolução de Novembro de 1918, Luxemburgo escreveu que o regime dos seus opositores estava "construído sobre areia" e que a revolução iria reerguer-se, rapidamente – um erro, como demonstrou a história.

.

No entanto, também no século 21, as idéias de Luxemburgo e Liebknecht são compartilhadas por muitas pessoas, como provam os milhares de peregrinos que, ano após ano, jogam cravos vermelhos nos jazigos dos revolucionários que não venceram sua causa.

DW/Agências (mf/ca)

.

.



Sem comentários: