Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 21 de março de 2008

O Portal do Rock e a Guerra no Iraque (2003)

Comportamento
CAMPANHA PORTAL DO ROCK
DIGA NÃO A GUERRA!!!
ROCK & ATITUDE PELA PAZ!!!



Sanções contra o Iraque
causam milhares de mortes!!!
fevereiro/2003

HISTÓRIA -

No momento em que americanos, ingleses e australianos (porquê você Austrália?) 'azeitam' suas tropas e armamentos para uma nova guerra no Iraque, o mundo se faz de surdo, cego e mudo quanto aos milhões de iraquianos, na sua maioria crianças, que morrem diariamente devido às sanções impostas contra o país em outubro de 1990 pela ONU. Essa mesma ONU que agora parece não ter poder nenhum para coibir os americanos (os demais países citados, já com tropas e armas no Golfo, mais os não citados que apóiam, vão à reboque esperando benefícios monetários) nessa nova ofensa contra a humanidade. O cowboy George W. Bush já disse que, se a ONU não ratificar a sua "invasão preventiva", ele vai pra guerra de qualquer jeito. "Ele" é força de expressão, na verdade, os idiotas que sempre morrem cumprindo ordens de um maluco/ditador/oportunista qualquer que detenha o poder.

Estas sanções foram criadas com o propósito de derrubar o sanguinário ditador Saddam Hussein, mas se mostraram mais do que inadequadas, uma vez que ele continua forte e gordo, assassinando os que ele considera adversários e construindo novos palácios, quase treze anos após as mesmas serem impostas. Sanção significa proibir (quase que) qualquer tipo de comércio com o Iraque. Mas a única parte atingida é o povo, que morre desnutrido, por falta de medicamentos e por atendimentos inadequados, devido ao sucateamento dos equipamentos hospitalares. Em 1989 a Organização Mundial da Saúde atestou que 93% dos iraquianos tinham atendimento médico de primeira qualidade. Os mais afetados, os que mais morrem, tanto pela falta de alimentos (desnutrição) como pela quebra desse padrão são as crianças, nunca é demais repetir. Um documento da UNICEF de 2000 diz que depois das sanções econômicas, cerca de 4.000 mortes mensais de crianças com menos de 5 anos foram acrescentadas às que já morriam normalmente. Entre agosto de 1990 e agosto de 2000, ainda segundo a UNICEF, 1.211.815 crianças morreram no Iraque por culpa dessas sanções econômicas!

DU - DEPLETED URANIUM (Urânio Empobrecido) - O câncer é, entre as várias doenças que atingem a população iraquiana, o que mais mata. O mais comum (sendo crianças as mais vitimadas) é a Leucemia, que teria como principal causador o DU citado na introdução desse parágrafo. O DU é um subproduto da indústria nuclear de enriquecimento (o duplo sentido da palavra não é mera coincidência). O urânio encontrado na natureza possui 0.70% de isótopos 235, a parte "boa" do urânio utilizado nos reatores nucleares. Como esse teor é muito pequeno, são necessárias quantidades gigantescas do material bruto para se obter o suficiente para as necessidades de cada reator. A "sobra", ao grosso modo, depois do processamento, é o "Depleted Uranium".


Esse material resultante é muito leve, pesa apenas 18,95 gramas por centímetro cúbico, sonho de qualquer projetista que tem no peso um dos seus limitadores, excelente para a manufatura de projéteis eficientes na perfuração de qualquer couraça metálica, um tanque de guerra, por exemplo e, é claro, radioativo, empobrecido ou não, continua sendo urânio (os países usuários dizem que a radiação emitida é irrelevante mas, a realidade provou o contrário). Quando um desses projéteis atinge o seu alvo metálico, após a penetração, é produzido um intenso calor no ponto de saída. A queima das partículas de DU libera elementos tóxicos e radioativos. Durante a Guerra do Golfo, aviões americanos A-10, metralharam comboios de refugiados, usando balas feitas desse material. Quem descobriu o uso do DU pelos americanos nessa guerra foi o professor alemão o Dr. Siegwart Horst Gunther, um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial (quando foi prisioneiro de um campo de concentração nazista), numa viagem por regiões onde ocorreram os conflitos. A Guerra do Golfo foi onde, pela primeira vez, quantidades maciças de armas fabricadas com DU foram utilizadas.

(Nunca é demais lembrar que o Japão também foi cobaia das bombas atômicas americanas, assim como o Vietnã - agente laranja, napalm, bombas pressurizadas, bombas de fragmentação, novos helicópteros, etc. Os noticiários já apresentaram uma bomba de "pulso magnético" que os americanos pretendem usar na nova guerra contra o Iraque).


Durante a operação "Tempestade do Deserto", foram utilizadas 40 toneladas de projéteis de 30 mm feitos com esse material. Um documento do GREENPEACE americano informa que foram deixados pelos aliados, durante a guerra Kuwait-Iraque, no campo de batalha desse conflito, 300 toneladas de DU em forma de poeira tóxica e radioativa. Essa poeira causa câncer de pulmão quando inalada. Na região do Kuwait sujeita às monções (chuvas e enchentes), esse material se infiltrou no solo e mais tarde foi encontrado em alimentos. Projéteis deflagrados foram utilizados como brinquedos pelas crianças, aumentando a contaminação. Veteranos dessa guerra (americanos e ingleses, inclusive), também foram contaminados. Alguns veículos americanos, atingidos acidentalmente por essas balas, tiveram que ser queimados devido ao alto grau de contaminação.








Mas as doenças provenientes dessa contaminação não atingiram apenas as crianças que manipularam projeteis usados mas também mães/pais, que geraram crianças com defeitos congênitos e uma infinidade de outros efeitos maléficos. Como já foi dito, uma das formas mais comuns de câncer, devido a essa exposição ou não, é a Leucemia. Nos países onde os avanços da ciência sempre chegam, ela não é mais a condenação à morte do passado, sendo altamente curável. Mas no Iraque (e provavelmente em muitas "periferias" do mundo) a pena de morte continua. Os hospitais iraquianos esvaziados de remédios e sucateados pela falta de equipamentos novos e peças de reposição para os existentes, são obrigados a observar a agonia de doentes na sua irreversível morte. E o mundo...vocês sabem. E quem mais morre, vocês também já sabem.

Mas no Iraque (e provavelmente em muitas "periferias" do mundo) a pena de morte continua. Os hospitais iraquianos esvaziados de remédios e sucateados pela falta de equipamentos novos e peças de reposição para os existentes, são obrigados a observar a agonia de doentes na sua irreversível morte. E o mundo...vocês sabem. E quem mais morre, vocês também já sabem.





SADDAM, BUSH, BLAIR, ETC. - O mundo sempre foi dominado por loucos, tiranos e oportunistas, aqueles já citados, que sacrificam tolos em campos de guerra. Os "teóricos das conspirações" devem estar bem atarefados com os acontecimentos desse começo de milênio. A desgraça dos milhares que morreram no fatídico 11 de setembro serviu de trampolim para os desejos hegemônicos de Bush. Não falta para os "teóricos" citados, a certeza de que o atentado contra as torres do WTC não era totalmente desconhecido pela CIA e pelo governo americano, o que no final acaba sendo a mesma coisa. Com certeza, esse "alguém" que possa ter sabido e mesmo aqueles que praticaram o atentado, não tinham a menor idéia de que as torres poderiam desabar, como desabou. Mas essa desgraça acendeu em Bush o fogo do "paladino". Ele quer livrar o mundo das armas de destruição em massa e dos ditadores. Mas ele não mexe com aqueles que verdadeiramente possuem tais armas (Coréia do Norte, por exemplo) e também não tem intenção de destruir as suas nem as dos amigos, como as de Israel. Os ditadores amiguinhos também podem continuar ditadores (Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes, etc.,) afinal, o petróleo deles, já esta à disposição dos americanos, assim como as suas bases militares. Pois é, Bush filho quer "oil". Fuck the world!!!(desculpem) se, entre outras coisas, este "oil" chegar a US$50 o barril, por exemplo!


O "Bush" the Blair, bem, ele se contenta em ser coadjuvante.

Primeiro porque gosta de estar na mídia, tanto faz se errando ou acertando. Depois porque, tirando a família real, que ninguém sabe explicar pra que serve (além de gastar dinheiro e ser matéria prima dos tablóides), da ex-poderosa senhora dos mares e de várias colônias, não restou muito, e Tony Blair estaria tentando uma nova inserção do Reino Unido, pelas portas dos fundos não tem problema (com o altíssimo preço de expor o seu povo à ira
de conhecidos grupos), no cenário mundial. Mas, um pouco de petróleo
nunca é demais.





O ditador iraquiano não precisa de grandes comentários. Ele já foi amiguinho dos americanos e dos ingleses (tem muito mais ex-amigos perdidos por aí!) durante muito tempo, principalmente durante a guerra Irã-Iraque. Os beligerantes de sempre abominavam (e abominam) a idéia de um governo islâmico forte no Irã (ou em qualquer outro lugar) e por isso armaram o agora odiado inimigo até os dentes, inclusive com armas químicas e bacteriológicas. Saddam é só mais uma besta-fera num mundo cheio de bestas-feras. Alguns galgaram essa posição pelo terror e pela força. Outros através de votos mal contados, corrupção, aliados bem posicionados, golpes financiados por americanos (quem mais?). Quem tem o direito de derrubá-los são aqueles e tão somente aqueles que estão sob o jugo das suas chibatas. Ou então à pedido dos subjugados, através da ONU, se ela servisse para alguma coisa. O carniceiro Slobodan Milozevic é o exemplo clássico de estratégias furadas made in ONU. Destruíram a Sérvia mas só prenderam o homem depois!





VERGONHA -
Mas é sabido que o que menos interessa em qualquer guerra é o lado "humanitário". Pois é, Bush só quer petróleo, fuck the world (sorry)! A África, por exemplo, está se auto destruindo em guerras absurdas, massacres sem fim, genocídios e a fome conseqüente destes atos, sem que ninguém se importe (eles só têm uns poucos diamantes manchados com muito sangue). E eles gritam por socorro mas nenhum país "ocidental civilizado" responde de verdade. E a guerra contra o Iraque com hora marcada, dizem que para março, começaria com o lançamento de 300 mísseis que valem mais de 1 milhão de dólares cada! E a África queima de guerra e de fome! Existe alguma lógica para explicar esses absurdos senão lucro e dominação? E nós, vamos continuar vendo pessoas (crianças, sempre na maioria!) morrendo devido às sanções e guerras estúpidas ??!!




Até quando esperar??!!

Niva dos Santos - especial para o Portal do Rock

Mande sua
opinião sobre este assunto para o Portal do Rock

Veja também outros artigos:

.

.

Sem comentários: