Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Pieter Bruegel “O Velho”

O Triunfo da Morte, 1562, óleo sobre tela, 117 x 162 cm.
Museu do Prado – Espanha: museo prado - muerte





O Triunfo da Morte

Durante a Idade Média e início da Idade Moderna pragas, epidemias e guerras religiosas e políticas assolaram a Europa. Falou-se em "castigo divino", como se não houvesse possibilidade de salvação para a humanidade.

.

Uma das formas em que esta visão apocalíptica do futuro proliferou-se foi A Dança da Morte: uma temática do imaginário popular medieval que gerou inúmeras manifestações populares, como a cerimônia realizada nos fundos da igreja (cemitério) no século XIV, que era acompanhada por sermões falando do caráter impiedoso da morte. Os principais personagens eram "a vítima" e "a morte" (representada por pessoas vestidas com uma roupa preta e justa, sobre a qual eram pintadas as linhas de um esqueleto, e usando uma máscara de caveira).

Em todos os casos a morte triunfava ao final, ceifando a vida da vítima

(ver Ciclo da Vida).



Na Florença do século XVI este ritual perdeu um pouco da ênfase moralizante, tornando-se uma cerimônia mais aberta e festiva. O Triunfo da Morte, de Bruegel, mostra que nos Países Baixos a influência da tradição medieval manteve-se forte mesmo no século XVI. Vemos aqui o exército da morte avançando sobre uma paisagem sóbria, exterminando tudo, deixando apenas destruição e desolação.

.

As cores quentes, sobretudo o ocre, acentuam ainda mais o aspecto infernal da imagem. Os tons brancos e vermelhos, que salpicam a imagem em vários pontos, criam contrastes que só acentuam a dramaticidade da cena.

.

O ângulo do olhar do espectador, direcionado ao chão, reafirma a visão apocalíptica da imagem. Nesta obra, o conteúdo moral é o da morte impiedosa, que assola a todos, sem distinção de classe ou posição social - o rei, o bispo, o plebeu, os amantes, ninguém escapa. É impactante a figura da morte, que aparece sobre um cavalo esquelético bem ao centro da obra com uma foice na mão e em posição de ataque. É possível, inclusive, que Bruegel tenha recebido influência de algumas gravuras sobre esse tema, criadas por Holbein no século XV, bastante reproduzidas em sua época.


Bruegel mantém nesta obra a fragmentação, característica da obra de Bosch: o tema é mostrado através de muitas cenas episódicas e a multiplicação de pequenos objetos ocupam a vastidão do espaço representado. Existem semelhanças entre os dois artistas também na iconografia, pois ambos bebiam do mesmo imaginário medieval. Apesar das semelhanças com Bosch, o horror presente no realismo de Bruegel é algo que o seu antecessor não alcançou.



Na mansão de Quelícera esta imagem foi apropriada (ver Apropriação) como fundo para um dos possíveis fins trágicos dos personagens do jogo. Na Masmorra, por um pequeno deslize de conduta do jogador, seu personagem cai neste espaço infernal, que é mostrado como uma dimensão paralela aberta a partir de um portal.













A Queda dos Anjos




O Misantropo







Toponímia (3)

.
Virtudes
.


.
Évora
.
.
Cartaxo
.

.
Colares
.
.
Fotografias por Victor Nogueira

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Povoações (1)

.
Évora
.

.
Alvito
.
.
Aljezur
.
.
Alcácer do Sal
.
Fotografias por Victor Nogueira

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Água

.
Vila do Conde (aqueduto)
.

.
Oeiras (ribeira)
,
.
Covilhã (fontenário)
.

.
Local não identificado (fontenário)
.
Fotografias por Victor Nogueira

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Ternura

.
Barreiro
.

.
Setúbal
.
.
Paço de Arcos
.



.
Évora (Mãe e filhos)
.
As 3 primeiras fotos são de Victor Nogueira

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Jogos

.
Rui (Mindelo - Vila do Conde)
.

.
Susana e Rui (Mindelo - Vila do Conde)
.

.
Susana (Setúbal - Praia de Albarquel)
.

.
Susana e avô materno (Santo Amador)
.

.
A distracção pode ser a morte do artista (Setúbal)
.
.
Fotografias por Victor Nogueira

sábado, 25 de agosto de 2007

Chaves no itinerário das Vias Romanas em Portugal

Vias Romanas em Portugal - Itinerários

na foto - Ponte romana de Chaves

,
* Victor Nogueira
.
Chaves era a terra da minha avó materna. Já lá fui duas vezes. Das muralhas, vi um troço do século XVII e o que resta do castelo medieval, a Torre de Menagem, onde está instalado um pequeno museu militar. A seguir, um enorme Largo do Pelourinho, com vários palácios e as Igrejas Matriz de Santa Maria Maior e a da Misericórdia. Aqui há um outro Museu, da Região Flaviense, pequeno, essencialmente constituído por um «salão» onde se encontram vestígios romanos. Até ao rio um aglomerado de casas, muitas degradadas, mas constituindo um interessante conjunto, com varandas em madeira. Atravessando a ponte romana de Trajano um novo aglomerado de casas, mais recente, onde se destaca a Igreja da Madalena. (VN)

.
Quem quiser saber mais sobre Chaves, visitar:
.
ou
.
Fotografia de autor não identificado.

Aquedutos

.
Vila do Conde (junto ao Mosteiro de Santa Clara)
.
.
Setúbal (Aqueduto dos Arcos)
.
.
Serpa (aqueduto correndo junto às muralhas)
.
.
Évora (aqueduto da prata)
.
.
Évora (idem, servindo intramuros para suporte do casario)
.
Fotografias por Victor Nogueira

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Toponímia (2)


.
Colares (Sintra)
.

.
Vimeiro (Coutos de Alcobaça)
.
.
Serra do Bouro (Caldas da Rainha)
.
.
Fotografias por Victor Nogueira

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Templos Religiosos (2)

.
Sé de Évora
(vista do terraço duma casa, junto à Praça do Giraldo)
.
.
Convento de Cós (Coutos de Alcobaça)
.

.
Coimbra (Claustro da Sé Velha ?)
.

,
Beringel
.
Fotos por Victor Nogueira

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

António Teixeira Lopes - escultor

.
Eça de Queirós (Lisboa - Largo Barão de Quintela)
.

.
Ofélia
.
.
A Juventude de Caim
.

Vários dos seus “modelos” eram crianças, Teixeira Lopes adorava crianças e gostava de ter sempre a casa cheia de crianças. Da obra de Teixeira Lopes vale a pena salientar as obras de vulto “Caim” (ver foto acima), “Ofélia” (foto mais acima) e “A Viúva”, a escultura tumular “Caridade”, a escultura monumental “Flora” e algumas imagens de carácter religioso.
.
ver post anterior sobre a Casa Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia: Teixeira Lopes





.Obras do mestre


.* Luís Lopes

Na Casa Museu Teixeira Lopes, em Gaia, estão expostas as obras de mais relevo de António Teixeira Lopes, onde se incluem exemplares de escultura monumental (A Verdade, Flora), tumular (História, Caridade, Dor e Túmulo de Almeida Garrett), arquitectónica (Portas da Candelária), de vulto (A Viúva, Caim e Ofélia) e de carácter religioso (Rainha Santa Isabel e Santo Isidoro).

.Da sua colecção particular podemos observar um espólio rico em Artes Decorativas com colecções de mobiliário, têxteis, vidros, ourivesaria, cerâmica, etc. Salienta-se a excelência da galeria de pintura do Mestre Teixeira Lopes, que permite conhecer as sensibilidades estéticas e os gostos do artista, como também nos possibilita percorrer nomes sonantes e determinantes para a compreensão da pintura portuguesa: Alfredo Keil, António Carneiro, António Ramalho, Aurélia de Sousa, Domingos Sequeira, Henrique Pousão, João Vaz, José Malhoa, Silva Porto, Sousa Pinto, Vieira Lusitano, Vieira Portuense, entre outros.

A Casa Museu do mestre localiza-se na Rua Teixeira Lopes, 32, em Vila Nova de Gaia.

.in Correio da Manhã 2007.08.19

NOTA - O escultor era filho do escultor e industrial José Joaquim Teixeira Lopes e um dos seus irmão era José Teixeira Lopes, engenheiro. Há uma escultura em bronze,, nos jardins da Casa dos Patudos em Alpiarça, de Caim e similar à de mármore, acima reproduzida, atribuída a José Joaquim Teixeira Lopes. Erro? Confusão? Não sei.

(http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Casa_dos_Patudos_-_escultura_de_Teixeira_Lopes.jpg)

(VN)

.Se quer saber mais sobre a Casa Museu ou sobre Teixeira Lopes, pode visitar:

.http://www.cm-gaia.pt/gaia/portal/user/anon/page/_CMG_0000.psml?categoryOID=F182808080E580GC&contentid=8982809680CO&nl=pt (Casa Museu)

.http://www.islagaia.pt/superior/noticias.asp?id=80 (Casa Museu)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Teixeira_Lopes (biografia de António Teixeira) Lopes)

Fortificações (2)

.
Mértola (na rota islâmica)
.

.
Mértola
.


.
Belmonte (na rota das judiarias)
.




.
Beja (um castelo que parece de brinquedo,
tão baixas se apresentam hoje as muralhas,
apesar da bela e altaneira torre de menagem)
.

.
Alcácer do Sal (muralhas com o castelo a uma ponta. Dos edifícios da antiga povoação persiste apenas a Igreja de Santa Maria, no cimo dum outeiro)
.
Fotografias por Victor Nogueira

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Murais (2)

.
MRPP (Setúbal) - destruído
.

.
Fernando Pessoa (Setúbal) - destruído
.

.

Diabruras (só podia ser nas ... Caldas da Rainha) - destruído

.

Homenagem aos assassinados pela PIDE em 25 de Abril de 1974 (Lisboa - Rua António Maria Cardoso) - não sei se ainda subsiste

. .
Barreiro (Festa da Revolução e do Trabalho)
.
autor - Vespeira